Pilates: atividade que cuida do corpo e da mente em qualquer idade.

  • Quando praticada por um profissional da saúde, técnica pode, inclusive, melhorar a circulação sanguínea, contribuir para o sistema cardio-respiratório e aliviar o cansaço.
  • Método é indicado, inclusive, para pessoas da terceira idade, principalmente, para as que sofrem de artrose, osteoporose, LER e DORT.

Cuidar da saúde e da mente e, ao mesmo tempo, ter um corpo de invejar. Se você está em busca de uma atividade que lhe ofereça todos esses benefícios, o Pilates pode ser a solução.
Embora muito falada, é necessário saber que essa modalidade de atividade física não é só mais um exercício da moda e deve, de preferência, ser acompanhada por um profissional da saúde. Trata-se de uma técnica milenar, que proporciona inúmeros benefícios.
Há quase 15 anos no Brasil, é um método de educação corporal completo que, além de utilizar aparelhos específicos, conta, também, com exercícios próprios do ballet e da ginástica artística.
Em Sorocaba, o Centro Avançado de Ortopedia oferece a prática do Pilates, acompanhada de um especialista da área da saúde. De acordo com o fisioterapeuta do local, Matheus de Agustini Neto, o Pilates é uma atividade de condicionamento físico que visa o alongamento e o fortalecimento muscular, oferecendo equilíbrio e harmonia entre o corpo e a mente. “Trata-se de uma atividade que vai trabalhar com seu corpo de dentro para fora”, explica Agustini. Ele ressalta, ainda, que, quando aplicada por um profissional da saúde, a técnica trabalha com a conscientização corporal, avalia e corrige alterações posturais, melhora a circulação sanguínea, condiciona os sistemas cardiovascular, respiratório e muscular, e, por fim, alivia o cansaço.
A eficácia da série consiste em seguir algumas técnicas, como: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência do movimento.
Uma das vantagens do método Pilates é que os exercícios são feitos com prazer, proporcionando rapidez de resultados e melhora da auto-estima. “As aulas são direcionadas, no máximo, para duas pessoas, respeitando os limites de cada um e evitando desgastes e lesões”, diz o profissional do Centro Avançado de Ortopedia de Sorocaba.
“A proposta também é oferecer às pessoas uma vida nova, por meio do Pilates. Atualmente, 50% dos nossos pacientes vem de um pós-operatório. Com o Pilates, a recuperação será bem mais sadia e eficiente”, finaliza Agustini.

Conheça o Pilates passo a passo:

Diferencial
Com uma variedade de exercícios, o Pilates é uma atividade que, quando praticada de maneira correta, proporciona um condicionamento físico excelente, tranquilidade, resultados rápidos e duradouros, postura correta e natural, alívio do estresse, além de não causar desgaste físico.

Resultados
Com 10 sessões, já se consegue sentir a diferença.
Com 20 sessões, é possível ver a diferença.
Com 30 sessões, seu corpo já estará totalmente diferente e você vai perceber uma maior pré-disposição.
O ideal é dar continuidade à atividade, pois, embora o Pilates trabalhe também com condicionamento corporal, a principal proposta é o cuidado com a saúde.

Indicação
A modalidade é direcionada para pessoas de qualquer idade, a partir dos 12 anos. É um método que não tem sobrecarga, sendo, inclusive, indicado para pessoas da terceira idade, principalmente, para as que sofrem de artrose e osteoporose.
É somente contra-indicado para gestantes a partir dos 3 meses e para pessoas com hipertensão. Ainda assim, é possível realizar alguns posicionamentos do Pilates, sem abusos.

História
Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Foi uma criança fragilizada por doenças como raquitismo, febre reumática e asma. Diante desses problemas de saúde, resolveu dedicar-se a esportes, a exemplo da ginástica, esqui, boxe e luta romana, para adquirir força muscular e corpo saudável. Aos 14 anos, já exibia boa forma e até posava como modelo para desenhos anatômicos. Mas, ao mesmo tempo em que se exercitava, o jovem Pilates passou a se interessar pela fisiologia humana. Estudou diversas formas de exercício, tanto ocidentais, como orientais. Por meio da combinação de todas essas práticas de exercícios, formou o método Pilates.