24 de setembro de 2019

Como funciona a articulação do ombro?

A anatomia da articulação do ombro permite mais mobilidade que qualquer outra articulação do corpo. Embora geralmente descrita como uma articulação de “bola e soquete”, a cabeça umeral grande se articula em contato com a pequena cavidade da glenóide. Para manter a estabilidade dessa articulação possuímos uma importante estrutura capsuloligamentar, composta pelos ligametnos coracoumeral, ligamento glenoumeral superior, médio e inferior, bem como o labrum. Esses são fundamentais na estabilidade articular, auxiliando na manutenção da cabeça umeral em contato com a superfície pequena da glenóide e possibilitando uma ampla amplitude de movimento.

O labrum da glenóide é uma estrutura cartilaginosa que além de atuar como local de fixação das estruturas capsuloligamentares, auxilia na articulação do ombro aumentando a profundidade da glenóide em torno de 50%. Com isso gera uma expansão da cavidade articular e assim evita a subluxação.

O ombro não possui uma capsula articular rígida. Dependendo da posição do membro superior encontra-se tensa ou frouxa, auxiliando dessa forma na estabilidade.

A clavícula articula-se medialmente com o esterno e lateralmente com o acrômio (estrutura da escápula), formando a articulação acromioclavicular. A clavícula também auxilia na estabilização da articulação do ombro, sendo a única conexão óssea entre o membro superior e o esqueleto axial.

Portanto a articulação glenoumeral depende dos estabilizadores estáticos e dinâmicos para realização dos movimentos e manter a estabilidade articular. Um importante estabilizador do ombro são os tendões do manguito rotador, que não só estabiliza a articulação, permitindo ampla mobilidade, mas também mantém o fulcro da extremidade superior, contra o qual o deltoide pode se contrair e elevar o úmero.

O manguito rotador é composto por quatro músculos, são eles: supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular e redondo menor.

Escrito por Dr. Andrew C. de Arruda Serrão

Fonte:

  • Campbell´s Cirurgia Ortopédica – 12ª edição – Editora Elsevier
  • Atlas de anatomia ortopédica – Netter – Tradução da 2ª edição – Editora Elsevier
Esquema Joelho
Esquema Joelho
× Agendar Consulta