4 de setembro de 2020

Tornozelo e Pé

O tornozelo e o pé são segmentos do corpo humano com diversas articulações, músculos, tendões e ligamentos, por essa razão, desempenham movimentos complexos e fundamentais para realização de atividades diárias como a marcha (caminhar/correr). Por serem estruturas de carga, necessitam absorver grande impacto e estabilizar os movimentos tanto na marcha como em atividades de impacto.

Sendo assim, o tornozelo e o pé podem ser acometidos por diversas lesões ortopédicas que geralmente são de natureza traumática (ou microtraumas de repetição), inflamatória, degenerativa e/ou congênita.
Há uma infinidade de lesões nestas estruturas acima descritas, sendo muito comum no consultório as tendinopatias (tendinites), hálux valgo (joanete), fascite plantar (esporão), entorses de tornozelo, fraturas do tornozelo ou pé, pé chato (pé plano), artroses do tornozelo e do pé.
É de suma importância a avaliação e o acompanhamento das patologias do tornozelo e pé com um especialista nesta área.

Fascite Plantar (Esporão)

A fascite ou fasceíte plantar é uma inflamação do tecido conjuntivo fibroso que corre ao longo da superfície plantar do pé, do calcanhar até os dedos. Clinicamente, causa dores no calcanhar, sendo que alguns pacientes se referem como o conhecido esporão do calcâneo quando um esporão está presente.

Este tecido tem como função principal manter o arco do pé. E por sua vez é também um dos principais transmissores do peso em todo o pé quando caminhamos ou corremos. Portanto, o estresse colocado sobre este tecido é intenso e relevante.
Geralmente a dor que ocorre é sentida embaixo do calcanhar, normalmente, o foco de dor é na banda medial, ou interna, da fáscia. A tensão constante sobre este tecido, agravada pela fáscia encurtada, pode ocasionar um inflamação ou aumento continuo das dores.
No início os sintomas são mais leves e surgem ao sair da cama pela manhã ou iniciar os movimentos, porém, com a piora do quadro os sintomas ficam mais exuberantes e constantes.

Para evitar um agravamento e o surgimento de lesões crônicas o tratamento precoce é fundamental. Agende uma consulta com especialista para que possamos realizar uma avaliação.

Entorse de Tornozelo

A lesão de um ou mais ligamentos do tornozelo é chamada de entorse do tornozelo. Os ligamentos são faixas de tecido, como faixas elásticas, que conectam um osso ao outro para manter as articulações unidas/estáveis.

Na articulação do tornozelo, os ligamentos proporcionam estabilidade, limitando os movimentos laterais.
A gravidade de um entorse do tornozelo depende se o ligamento foi estirado ou rompido, bem como do número de ligamentos envolvidos. Além disso, lesões associadas podem ocorrer como fraturas, lesões da cartilagem, lesões tendíneas, entre outras.

É de extrema importância iniciar um tratamento de forma rápida para evitar complicações. Agende uma consulta com especialista para que possamos realizar uma avaliação.

Joanete (Hálux Valgo)

O que é Joanete?
Joanete, também conhecido como Hálux Valgo, é uma das patologias mais comuns dos pés. É uma condição progressiva que causa a inflamação de alguns tecidos do pé e atrito com os calçados, podendo gerar muita dor e incômodos com o passar do tempo. Em sua evolução, pode-se encontrar sobreposição de dedos, artrose, bursite, calosidades e até rupturas de ligamentos, com isso, o paciente portador desta deformidade terá dificuldade em realizar algumas atividades simples, como andar, correr e pedalar, além de maiores complicações para encontrar calçados que não causem dor.
Você pode iniciar um tratamento para evitar problemas futuros. Agende uma consulta com especialista para que possamos realizar uma avaliação.

× Agendar Consulta