O que é osteoartrite?

Osteoartrite ou Osteoartrose ou Artrose ou também Doença Articular Degenerativa é uma doença degenerativa (desgaste) da cartilagem articular associada a alterações hipertróficas do osso subjacente à cartilagem.

O que é a cartilagem e o que acontece com ela na osteoartrite?

A Cartilagem é o tecido que reveste as extremidades dos ossos, onde eles se articulam (juntas ou articulações. Esse tecido permite que o movimento das articulações ocorra de forma harmônica, com o mínimo de atrito. Quando ocorre a degeneração (desgaste) da cartilagem, a função de uma determinada articulação é alterada, levando às deformações comuns na osteoartrite.

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento da osteoartrite?

Existem vários fatores de risco como idade, genética, presença de doenças inflamatórias de causa reumática, história de trauma (fraturas, entorses ligamentares e meniscais por exemplo), idade avançada, obesidade entre outros.
Com o envelhecimento da população e a maior prevalência da obesidade, aumenta também a incidência de osteoartrite.

Como é feito o diagnóstico de de Osteoartrite?

O sintoma mais comum é a dor, que geralmente piora com a atividade, bloqueio articular, instabilidade e a deformação da articulação. Em geral, os pacientes acabam limitando suas atividades em virtude da artrose devido à dor e à rigidez articular.

As articulações mais acometidas são as mãos, joelhos, quadris e a coluna vertebral. Além da história e o exame físico, na maioria das vezes apenas, uma radiografias simples já é suficiente para estabelecer o diagnóstico. Algumas vezes é necessária a realização de exames mais sofisticados como a tomografia computadorizada ou a ressonância nuclear magnética.

Quais são os sintomas da osteoartrite nas articulações mais comumente afetadas?

  • Nas mãos: Dor à mobilidade, hipertrofia óssea nas falanges (nódulos de Heberden e Bouchard) e dor no polegar (rizartrose do polegar)
  • No ombro: Dor à mobilidade, limitação do movimento de rotação do ombro.
  • No joelho: Dor à mobilidade articular, derrame articular (água no joelho), crepitação, presença de cisto na região poplítea (cisto de Baker), Instabilidade, redução da mobilidade, deformidades em varo ou em valgo
  • No Quadril: Dor à mobilidade, especialmente para se levantar a partir da posição sentada, limitação do movimento de rotação do quadril.
  • Nos pés: Dor para caminhar e ao pisar no chão, dor e limitação do movimento no dedão do pé (hálux rígido), deformidade tipo joanete (hálux valgo), calosidades e alteração do formato do pé.
  • Na coluna vertebral: Dor à mobilidade articular, restrição do movimento, perda sensitiva ou motora e claudicação devido à estenose da coluna

× Agendar Consulta