Ortopedia: a saúde do Sistema Locomotor

ortopedia e a saúde do sistema locomotor

Você sabia que para receber o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) e exercer a profissão o médico precisa de, pelo menos, nove anos de estudo?

É comum pensar que o ortopedista só deve ser procurado em situações emergenciais, como uma fratura.

No entanto, qualquer mau funcionamento da coluna, do quadril e do joelho, por exemplo, deve ser tratado com o auxílio de um ortopedista. 

O que é a ortopedia? 

A ortopedia é uma das 53 especialidades médicas reconhecida no Brasil.

O médico que realiza a especialização em ortopedia fica apto para diagnosticar, tratar e prevenir todas as lesões e disfunções do sistema locomotor.

É importante lembrar que o sistema locomotor envolve todos os ossos, músculos, ligamentos, tendões e articulações presentes no corpo humano.

Assim, durante o tratamento, o profissional irá solicitar exames, prescrever medicamentos e indicar atividades que vão auxiliar na recuperação de todas as partes que compõe o sistema locomotor do paciente.

Quais tratamentos podem ser recomendados? 

Para que um paciente com danos no sistema locomotor recobre sua qualidade de vida, pode ser necessário passar por uma intervenção cirúrgica.

Agora, quando se fala em práticas não invasivas, a fisioterapia ganha destaque.

A Fisioterapia Ortopédica trata as disfunções osteomioarticulares e tendíneas que ocorrem após os traumas.

Além disso, cuida das lesões por esforço repetitivo e das sequelas de lesões tardias — que demoraram para ser diagnosticadas.

Durante o tratamento, é possível encontrar recursos eletrotermofototerápicos,

terapia manual e a cinesioterapia.

Fraturas, lesões esportivas, desgastes das articulações e condições cirúrgicas, bem como doenças congênitas são condições que levam alguém ao profissional de ortopedia.

No entanto, queixas relacionadas ao joelho são muito recorrentes.

Porque problemas no joelho são as queixas mais frequentes?

Todas as atividades da rotina exigem a rotação da articulação do joelho!

Desde o movimento que é feito para se levantar da cama, até a realização de uma atividade esportiva demandam esforços dos músculos, tendões, ligamentos e da articulação que compõem os joelhos.

Práticas esportivas causam lesões devido a traumas na atividade físicas, mas sobrecarga de treinos também leva a lesões.  Também o sedentarismo gera falta de flexibilidade, sobrepeso e também desgastes da articulação.

Há fatores biomecânicos, como pés chatos e desalinhamentos dos joelhos que comprometem, desde cedo, o funcionamento do sistema locomotor e das articulações.

Assim, as cartilagens e os ligamentos vão funcionando como amortecedores dos impactos, mas um trauma ou lesão contínua agravam a situação.

Portanto, na hora de investigar aquela dor no joelho, é fundamental encontrar profissionais que estejam muito bem qualificados.

Localizado em Sorocaba, o Instituto do Joelho, que integra o Centro Avançado de Ortopedia oferece serviços personalizados e a melhor infraestrutura para cuidar de você!

O Centro Avançado de Ortopedia conta com médicos altamente especializados em Ortopedia e Traumatologia, e com uma equipe multiprofissional qualificada de fisioterapeutas.

Assim, é possível garantir uma reabilitação integral e humanizada.

Quer encontrar os melhores especialistas em joelho e medicina do esporte? Entre em contato e conheça o Centro Avançado de Ortopedia, a mais completa Clínica de Ortopedia de Sorocaba e Região.

× Agendar Consulta